Qual a importância do SEO em 2018? A resposta rápida para essa pergunta é inequivocamente “mais do que no ano passado”. Quando recebe a devida atenção, o canal orgânico pode ser a arma mais poderosa do seu arsenal digital e, a cada ano, mais e mais empresas estão percebendo isso.
Ano após ano, temos visto o Google melhorar seu algoritmo e levar os donos de sites ao ponto de insanidade em nome da prática, e este ano eles continuarão pressionando, muitas vezes em novas direções que anteriormente não tinham nada a ver com SEO.
SEO é uma prática que continua a crescer, evoluir e inovar.
O que os profissionais de marketing precisam entender ano a ano são os fatores que estão impulsionando esse crescimento e a inovação.
Todos os anos, esses fatores são diferentes.
No entanto, saber o que eles são é tão importante quanto executá-los ao longo do ano.
Abaixo citaremos as tendências que estamos vendo e os pensamentos por trás de por que o SEO será e deve ser mais importante para você em 2018.
O Google está priorizando a qualidade em relação a quantidade
Ao longo de 2017, o Google fez inúmeras atualizações em seu algoritmo.
Nós não estamos mais vendo nenhuma atualização de algoritmo nomeada (Ex. Panda, Penguin, etc.), mas vendo atualizações de qualidade que acontecem a cada poucas semanas que estão impactando muito ao invés de se concentrar em um aspecto de seu site como eles fizeram no passado.
As pessoas que continuam gastando tempo e se perguntando do porque uma troca de algoritmo pode ou não ter sido o motivo de um aumento ou diminuição no tráfego estão perdendo um tempo valioso que seria melhor gasto em fazer seus sites melhor.
O que os proprietários de sites precisam fazer em 2018 é levar esse ponto a sério e se afastar dessa mentalidade ultrapassada.
O SEO está se tornando mais importante ano após ano e aqueles que gastam tempo aumentando a qualidade e a experiência de seus sites se beneficiarão muito.
Um foco em uma internet mais centrada na experiência
Este será o ano em que começaremos a ver mais ênfase em uma internet centrada na experiência, e o Google está na vanguarda dessa evolução.
À medida que o comportamento do usuário se aproxima de uma internet mais imersiva e informativa, as empresas estão adotando novas tecnologias, como PWAs e AMP, para fornecer essa experiência.
Ao longo dos anos, a ideia de que a atenção dos usuários vem diminuindo tem sido geralmente aceita pela indústria e, portanto, os vídeos se tornaram mais curtos e o conteúdo foi dividido em pequenas partes, o que levou a uma experiência on-line bem mais rasa.
Curiosamente, em 2017, começamos a ver o comportamento do usuário reverter essa tendência e começar a exigir mais informações e educação antes de ser recompensado com uma conversão.
Com isso em mente, como você se conecta com as pessoas de uma maneira mais significativa na internet? O caminho mais claro é criar uma experiência na Web que os ajuda a mergulhar na sua marca e no que você é.
2018 verá mais e mais empresas adotando novas tecnologias e, com isso, um novo desafio para os profissionais de marketing de busca orgânica surgirá à medida que as pessoas impulsionem essas tecnologias além do objetivo pretendido e tentem fazê-las produzir tráfego e conversões.
O Google está indexando o seu site por conta própria
No início de 2017, começamos a ver flutuações na indexação e no rastreamento, especialmente em sites de grande escala.
Toda semana havia uma história diferente, em que teríamos quantidades massivas de páginas indexadas em uma semana e, depois, veríamos grandes quantidades abandonarem a próxima.
Acabamos de falar sobre uma internet mais centrada em experiência que começa a se apoderar de nossa indústria.
O Google, para a descrença de todos os profissionais de SEO, não está obcecado em tornar nossas vidas mais difíceis, mas está obcecado em fornecer aos usuários a melhor experiência possível para o usuário.
Por que eles se importam com isso?
Porque eles querem que os usuários continuem usando o mecanismo de pesquisa para continuarem veiculando anúncios para eles.
Para garantir que os usuários recebam essa experiência do usuário estamos vendo o Google analisar com atenção os tipos de páginas existentes em seu site e dar uma olhada mais criteriosa neles.
Principalmente, estamos vendo páginas facetadas e páginas de resultados de pesquisa que estão no seu site, sendo descartadas do índice para abrir caminho para páginas de maior qualidade, como páginas de categorias, páginas de produtos, artigos de blog etc.
Olhe para o seu site e veja quais páginas são mais importantes para você e veja se eles estão competindo com qualquer página do site. Se você acredita que isso está acontecendo, talvez seja hora de considerar cortar as outras páginas para dar mais espaço para elas.
John Mueller, do Google, disse que muitas vezes ter menos páginas fortes é melhor do que ter muitas fracas.
Esta é também outra tendência que fala de uma maior consciência da qualidade do seu site e seu conteúdo.
Você sempre quer que o Google encontre as páginas da mais alta qualidade no seu site. Assim, você também pode assumir o controle e dizer onde elas estão.
Um conteúdo mais longo não é apenas para um engajamento maior
Anteriormente, mencionamos o comportamento do usuário em direção ao desejo de mais informações e educação que leva a uma conversão.
Historicamente, o conteúdo mais longo foi visto e usado como conteúdo inicial para atrair novos usuários a visitar seu site respondendo a uma pergunta ou abordando um tópico amplo que seu produto ou serviço resolve.
Isso nunca foi feito para ajudar em uma venda difícil, mas sim, posicionar seu negócio como um líder de pensamento nesse espaço e plantar a semente que você pode ajudar a resolver o problema do usuário.
2017 viu uma mudança no comportamento dos usuários e interações com esse tipo de conteúdo. O usuário que está procurando mais educação sobre um assunto antes de comprar um produto associado a ele ajudou a transformar o conteúdo em formato longo em mais um veículo transacional do que nunca.
Em 2018, continuaremos a ver essa tendência à medida que mais e mais pessoas busquem mais informações e educação antes de gastar seu suado dinheiro, e as empresas que reconhecerem essa tendência e se envolverem com seus usuários dessa forma ganharão muito no final do dia.
Portanto, qual a importância do SEO em 2018?
Você pode ver que existem alguns tópicos comuns que unem todas essas quatro tendências:
- O Google está procurando indexar e classificar páginas de maior qualidade.
- Os usuários querem uma experiência online mais imersiva.
- O Google está impulsionando um foco expandido na experiência do usuário.
- Os usuários estão procurando mais informações e educação antes de fazer uma compra.
Essas tendências sugerem mais do que nunca que elas estão mais focadas no usuário do que nunca e, em última análise, o usuário e sua experiência é o que mais importa
Se fizermos isso, significará mais negócios, mais conversões e um relacionamento mais longo e significativo com nossos usuários.