O que é SEO e porque ele é importante

O que é SEO e porque ele é importante

Search engine optimization mais conhecido como SEO é hoje em dia mais importante do que nunca e é necessário entender o verdadeiro significado de SEO, bem como o potencial que ele cria para cada negócio. Neste artigo abordaremos o que é SEO e porque ele é importante.

O que é SEO?

Search engine optimization ou SEO  é um conjunto de regras que podem ser seguidas por proprietários de sites (ou blog) para otimizar seus sites para os motores de busca e, assim, melhorar seus rankings do Search Engine. Além disso, é uma ótima maneira de aumentar a qualidade do seu site, tornando-o fácil de usar, mais rápido e mais fácil de navegar.

O SEO também pode ser considerado como uma estrutura, pois todo o processo tem várias regras (ou diretrizes), várias etapas e um conjunto de controles.

Por que o SEO é importante?

No mercado competitivo de hoje, o marketing de SEO é mais importante do que nunca. Os mecanismos de pesquisa atendem a milhões de usuários por dia procurando respostas para suas dúvidas ou soluções para seus problemas.

A otimização do mecanismo de pesquisa é importante porque:

  • A maioria dos usuários dos mecanismos de busca tem mais chances de clicar em uma das 5 principais sugestões nas páginas de resultados (SERPS). Para aproveitar isso e atrair visitantes para seu site ou clientes para sua loja on-line, seu site precisa aparecer em uma das primeiras posições.
  • SEO não é apenas sobre mecanismos de busca, mas boas práticas de SEO melhoram a experiência do usuário e a usabilidade de um site.
    Os usuários confiam nos mecanismos de pesquisa e têm uma presença nas primeiras posições para as palavras-chave pesquisadas pelo usuário, aumentando a confiança do site.
  • SEO é bom para a promoção social do seu site. As pessoas que encontram o seu site pesquisando no Google ou no Yahoo estão mais propensas a promovê-lo no Facebook, Twitter, Google+ ou outros canais de mídia social.
  • SEO é importante para o bom funcionamento de um grande site. Web sites com mais de um autor podem se beneficiar do SEO de maneira direta e indireta. Seu benefício direto é o aumento no tráfego de mecanismos de pesquisa e seu benefício indireto é ter uma estrutura comum (listas de verificação) para usar antes de publicar conteúdo no site.
  • SEO pode colocá-lo à frente da concorrência. Se dois sites estão vendendo a mesma coisa, o site otimizado para o mecanismo de busca tem mais chances de ter mais clientes e fazer mais vendas.

Introdução ao SEO para iniciantes

Para iniciantes em SEO, a definição acima pode parecer complicada. Em termos mais simples, Search Engine Optimization é uma maneira de melhorar o seu site para que ele apareça mais perto das primeiras posições nos resultados de busca do Google, Yahoo, Bing ou outros mecanismos de busca.

Quando você faz uma pesquisa no Google, a ordem pela qual os resultados retornados são exibidos é baseada em algoritmos complexos.

Esses algoritmos (também conhecidos como algoritmos de classificação do mecanismo de pesquisa) levam em consideração vários fatores antes de decidirem qual página da web será mostrada em primeiro lugar, segundo lugar, etc.

A otimização do seu site para os mecanismos de pesquisa proporcionará uma vantagem sobre os sites não otimizados e aumentará suas chances de classificação mais alta.

Quais são as principais etapas do processo de otimização de mecanismos de pesquisa?

O SEO não é um processo estático, mas sim um framework com regras e processos.

Para simplificar, o SEO pode ser dividido em três etapas principais:

SEO Técnico: Com o SEO técnico, você pode garantir que os mecanismos de pesquisa possam rastrear e indexar seu site sem problemas.

On-Site SEO: regras para aplicar em seu site e conteúdo para torná-lo amigável.

Off-Site SEO: formas de promover seu website ou blog para que ele possa ter uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa.

SEO técnico

A primeira etapa do processo de SEO é chamada de SEO técnico. Como o nome indica, SEO técnico não tem nada a ver com o conteúdo real de um site ou com os métodos de promoção do site.

Tem a ver com as configurações que você precisa configurar para facilitar o trabalho dos rastreadores dos mecanismos de pesquisa. Normalmente, uma vez que você tenha seu SEO técnico correto, você pode não ter que lidar com isso novamente.

Por outro lado, se você tiver problemas com o rastreamento e a indexação, isso poderá afetar negativamente seus rankings.

On-Site SEO

O segundo estágio é o SEO na página. On-Page SEO tem a ver principalmente com o conteúdo e outros elementos encontrados em uma página.
Ao contrário do SEO técnico e Off-Page, o foco principal do SEO na página é fornecer aos rastreadores dos mecanismos de pesquisa sinais suficientes para que eles possam entender o significado e o contexto do seu conteúdo.

Lembre-se de que os mecanismos de pesquisa não leem uma página como um ser humano, por isso estão procurando sinais para descobrir o que é uma página.

É nesta fase que você vai lidar com a estrutura do site, palavras-chave, otimizações de títulos, títulos, links internos, SEO de imagem, marcação de dados estruturados e outras técnicas que podem enviar os sinais certos para os mecanismos de busca.

Se for seguido corretamente, o SEO na página também melhorará a usabilidade e a credibilidade de um site ou blog.

Observe que a otimização de conteúdo faz parte do SEO na página, mas às vezes isso é chamado de SEO.

Off-Site SEO

O terceiro estágio é o SEO fora da página.

Além das alterações que você pode fazer no seu site (SEO on-site) para que ele fique no topo das SERPs, a outra maneira de melhorar a posição de classificação do seu site é usando técnicas de Off-Site SEO. Off-Site SEO é geralmente conhecido como link building

Em geral, quando um usuário digita uma consulta de pesquisa, os algoritmos do mecanismo de pesquisa examinam seu índice e tentam encontrar as melhores páginas que podem satisfazer a intenção do usuário.

As páginas que são boas candidatas aparecem nas primeiras posições dos resultados da pesquisa.

Um dos fatores para determinar a posição de uma página da web nos resultados é o número de links de entrada (backlinks).

Os backlinks são um sinal de confiança e, dependendo de onde os links estão chegando, podem afetar muito sua posição no ranking.

Se os links forem provenientes de sites conhecidos e confiáveis, sua classificação será afetada positivamente.

Se forem links pagos, links em diretórios de artigos ou resultado de uma troca, sua classificação será afetada negativamente.

Obter links dessa maneira é uma violação das diretrizes do Google e, provavelmente, também resultará em uma penalidade do Google.

O que você pode fazer para conseguir mais links?

Um bom conteúdo vai te dar links naturais que, por sua vez, lhe darão altos rankings e tráfego.

Se você tentar comprar links ou acessá-los da maneira mais fácil, poderá ter sucesso temporário e, em seguida, ver seu website desaparecendo das primeiras páginas após a próxima atualização do Google.

Bom conteúdo ainda é o fator de sucesso mais importante, com ou sem SEO, você deve ter em mente que o SEO não pode ajudá-lo se você não tiver um bom conteúdo.

Por outro lado, um site com bom conteúdo pode fazer bem com ou sem SEO. SEO apenas dará ao site um impulso extra.

Conclusão

SEO é uma obrigação para a internet hoje em dia. Search Engine Optimization ou SEO é uma maneira de otimizar seu site para que os motores de busca entendam melhor o seu site e lhe dê classificações mais elevadas.

Uma boa abordagem de SEO pode direcionar mais tráfego para o seu site, blog ou loja on-line e conquistar mais clientes, fazer vendas e cumprir seus objetivos de negócios. Espero que neste artigo você tenha entendido melhor o que é SEO e porque ele é importante.

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