Já tem uma loja virtual ou pensa em abrir uma? Neste artigo falaremos sobre os 5 segredos para vender mais na sua loja virtual.
1 – Trabalhe bastante
A venda de produtos on-line é única devido à grande variedade de clientes que você pode alcançar. Lembre-se sempre, os milhões de clientes em potencial que você pode alcançar também têm possivelmente milhares de sites concorrentes lutando por sua atenção.
Primeiro, você precisa direcionar o tráfego para seu site e, em seguida, oferecer um ótimo serviço e ótimos produtos. A boa notícia: seu custo indireto de venda de produtos on-line é significativamente menor do que abrir uma loja física.
O trabalho funciona. As coisas provavelmente se moverão lentamente à medida que você estiver começando, mas quanto mais tempo e esforço você investir na criação e promoção de sua loja virtual, mais vendas você terá.
Tenha em mente que você precisará criar vários canais para comercializar seus produtos. Mídia social, conteúdo, SEO e publicidade paga levam tempo, ajustes e um pouco de trabalho todos os dias.
Não se preocupe se isso parecer complicado. Saiba que você precisará investir gradualmente energia em sua loja para aumentar sua base de clientes e chegar ao ponto em que você está mais focado na manutenção.
2 – Escolha o nicho certo
A primeira pergunta que a maioria de nós faz quando se inicia um novo negócio é o que vender. Não há necessariamente uma resposta certa ou errada.
Dito isto, considerar o nicho de mercado que você deseja atingir é vital para o sucesso do seu negócio. Nichos menores terão menos concorrência, dando a você uma chance melhor de se conectar com compradores em potencial. Por outro lado, seu pool de clientes será menor. Passe algum tempo pensando no seu nicho e equilibrando o nível de concorrência com o tamanho do mercado.
Você precisará incluir os custos e a logística de entrega em seu planejamento. Tenha em mente que produtos digitais como software, música e e-books podem ser vendidos internacionalmente e entregues instantaneamente e, portanto, ter uma estrutura de custos ligeiramente diferente.
3 – Facilite a compra pelo comprador
Os visitantes do seu site ou blog tendem a ter pouca atenção, então você geralmente tem cerca de 10 segundos para chamar a atenção deles quando chegam pela primeira vez à sua página. Não coloque obstáculos no caminho deles ou faça com que eles pensem demais. Muitos visitantes deixam seu site no momento em que atingem um obstáculo.
Três regras de ouro são:
- Não force visitantes a se registrarem quando visitarem seu website pela primeira vez
- Não torne a navegação em seu website ou blog complicada de usar. Coloque a navegação no topo da página e mantenha-a consistente.
- Não faça o processo de compra demorar e não tente coletar muitas informações dos compradores. Quanto mais etapas e informações forem solicitadas, maior o atrito e mais vendas você perderá à medida que os compradores abandonarem a compra.
Muitos softwares de comércio eletrônico não são fáceis de usar do ponto de vista do comprador, forçando-os a pausar e lutar até a compra final. Dica: tente comprar seu produto como um possível comprador. Você consegue fazer isso rápida e facilmente sem pensar muito?
4 – Ofereça ótimo atendimento ao cliente
Quando os consumidores consideram comprar em um site, eles estão procurando segurança antes de comprar. Ajude-os a comprar com confiança.
Fato: Notícias de mau atendimento ao cliente alcançam mais que o dobro de elogios que uma boa experiência de serviço.
Uma técnica para vender, independentemente de o negócio ser on-line ou físico, é oferecer uma garantia de que, se o cliente não estiver satisfeito, você o reembolsará sem perguntas.
Outra é mostrar que seu site é seguro e verificado por terceiros confiáveis como a Symantec ou a McAfee. Se você estiver planejando lidar com informações de cartão de crédito, seu site ou blog precisará estar em um servidor seguro e compatível com PCI.
Isso requer muito trabalho, tempo e investimento. Uma alternativa melhor seria construir sua loja através de uma plataforma de comércio eletrônico. Se você vende produtos on-line / digitais, a entrega deve ser automatizada. Se você vende produtos físicos, o envio imediato é importante, assim como fornecer ao comprador a capacidade de rastrear sua remessa.
5 – Promova sua loja
Ter um ótimo website ou blog não é suficiente para gerar tráfego e vendas. Você precisa atrair pessoas para sua loja e ajudá-las a realizar a compra.
Coloque-se no lugar de seu comprador em potencial. O que eles farão?
- Pesquise no Google por algo que eles estão procurando.
- Peça conselhos em um fórum ou de outras pessoas em redes sociais como Twitter ou Facebook
- Busque recomendações ou resenhas de outros sites ou mídias sociais
Você precisará investir uma quantidade considerável de tempo e energia a cada semana para se promover. Tente escrever artigos relevantes ou postagens de blog em seu site ou encontrar oportunidades de postagem de convidados em outros sites que seus clientes em potencial visitarão. Faça com que outras pessoas revisem seus produtos em seu site.
Concentre-se em conseguir que clientes em potencial visitem seu blog ou site. Use o Google Analytics para ver quais origens atraem os clientes em potencial e quais convertem melhor em vendas.
O último conselho é ser paciente. É preciso muito tempo e esforço para criar uma audiência e construir um negócio. Mas não desista. É desafiador, mas recompensador, e você receberá de volta tudo o que colocou em prática.